22 de novembro de 2010

Chove, derruba, chora, constrói...

Foto por Mateus Sonegheti.

"A religião é o Ópio do povo", já dizia Karl Marx.

Não quero bancar uma de sabichão ou de revoltado. Realmente eu sou um pouco, mas sei lá. É chato ler textos assim, mas é necessário reclamar de algo que já vem acontecendo faz tempos nas redondezas da minha cidade e algo que aconteceu comigo em minha casa, algo que eu nunca esperaria, mas é como se diz: "Acontece nas melhores famílias".

Bom na região metropolitana a qual minha cidade faz parte existe uma outra cidade chamada Vila Velha, que era para ser de classe média/alta, e é. Mas não são só eles que vivem lá. A classe baixa também vive lá assim como em qualquer lugar do mundo.

Porém estranhamente todas as vezes que chove um pouco mais, é necessário que as famílias de lá reconstruam seus barracos, comprem móveis novos no entanto o que me intriga é que sendo uma cidade com prefeito, secretários e os demais cargos públicos, porque não se faz nada a respeito? Como obras de saneamento. Fui descobrir a resposta a essa e outras perguntas na religião, não obrigatoriamente mas principalmente.

Acontece que comentei sobre isso aqui em casa aonde a sócia de minha mãe é Vila Velhense e ela disse:

- Ora, mas reclamar aonde, pra quem?
- Vocês não tem um prefeito? Pois então, pra ele.
- E vai adiantar alguma coisa? Aquele idiota não faz nada que preste.


Depois disso resolvi deixar morrer o assunto porque apartir daqui começo a me exaltar. Seguindo a premissa democrata primária, básica de todas. "Todo poder emana do povo", e onde anda todo esse poder? Se o prefeito nada faz, então tirem-o do poder. Simples. É tão dificil as pessoas se revoltarem por terem suas casas destruídas por causa de desvio de verba que deveria ir para obras públicas. Se ao menos largassem essa vida de apatia, que consome a todos nos dias atuais.

Entretanto um importante meio de segurar uma revolta como essa, são as religiões, todas elas sem exceções ligadas a grande burguesia e a classe média, quem seriam gravemente afrontado caso a plebe rude passasse a dar as cartas por aí. Se alguém tiver castigo melhor pra revolta do que a ira de Deus. Que me apresente.

Aliás, uma solução ainda mais simples, vote consciente.

Um comentário:

  1. Uma visão crítica e verídica da vida como é, e não como acham ser. Muito bom, meu caro!

    ResponderExcluir