8 de outubro de 2010

Saudade e a Língua Portuguesa


Convento, originally uploaded by Teteus Sonegheti.

Nos dias atuais com tantos meios de comunicação e globalização vai se perdendo cada vez mais a essência da nossa língua materna. Muitas vezes essa "degradação" acontece por causa da internet e muitos outros fatores - não digo que não uso abreviações no MSN, mas é um fato.

Todos (ou quase todos) os professores de Gramática já falaram sobre a metamorfose do "você", este astuto pronome de tratamento (vossa mercê, depois veio vossemecê, vosmecê, você e ainda continua mudando). Com tanta globalização acabamos por não ver a beleza da nossa língua. Por exemplo a palavra Saudade, esta palavra tem origem no latim "solitas, solitatis" que quer dizer, solidão.

Esta palavra está no vocabulário galego-português pelo menos desde a época do descobrimento do brasil, onde os portugueses precisavam definir a solidão de estar numa terra estranha. Desde então essa palavra que só existe na língua portuguesa vem sendo usada por apaixonados de todos os ramos da arte desde quadros até Funk (hehehe).

Tudo bem que você pergunte "mas eu vou usar a linguagem correta pra falar no MSN?", não só dê mais valor a sua língua materna. Ao invés de ler Crepúsculo experimente ler Machado de Assis e se torne uma pessoa melhor, com mais cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário